
O Governo de Goiás inaugurou nesta quinta-feira (25) o Complexo Oncológico de Referência (Cora), em Goiânia, voltado exclusivamente ao tratamento de crianças e adolescentes com câncer. A obra, orçada em R$ 255,9 milhões, está localizada às margens da BR-153 e já é considerada uma das maiores do país na área.
A nova estrutura disponibiliza 60 leitos, incluindo unidades de terapia intensiva, centro cirúrgico, serviço de transplante de medula óssea e recursos de alta tecnologia, como robôs de reabilitação motora e um avançado sistema de filtragem de ar — inovação inédita no estado. Desde que iniciou o funcionamento parcial em junho, o hospital já realizou mais de 2 mil atendimentos, reduzindo a necessidade de pacientes buscarem tratamento em hospitais particulares ou fora de Goiás.
O projeto foi desenvolvido para atender também as famílias dos pacientes. As suítes contam com espaço para acompanhantes, além de ambientes lúdicos que ajudam no bem-estar das crianças. Segundo especialistas, esse formato humanizado favorece o equilíbrio emocional e melhora as chances de recuperação.
Com apenas 25 meses de construção, o Cora é apontado como a maior obra da atual gestão estadual. Além do hospital, estão em andamento as obras de duas casas de apoio que vão oferecer hospedagem e suporte às famílias, por meio de parcerias com artistas e empresas privadas.