
Durante missão oficial no Japão, o prefeito de Catalão, Velomar Rios, participou nesta terça-feira (15) de uma série de visitas estratégicas voltadas ao desenvolvimento do setor produtivo de Goiás. Acompanhado do governador Ronaldo Caiado e demais integrantes da comitiva goiana, Velomar esteve na sede do Banco Japonês para Cooperação Internacional (JBIC), em Tóquio, e conheceu uma startup de inovação em fertilizantes, na cidade de Yokohama.
A visita ao JBIC teve como objetivo principal a busca por financiamentos voltados a áreas essenciais para o crescimento do agronegócio goiano. A instituição japonesa atua apoiando projetos globais por meio de financiamentos, investimentos e garantias, complementando a atuação de bancos do setor privado. Segundo Caiado, foram feitas solicitações relacionadas à eletrificação de alta tensão em regiões como o Nordeste Goiano e o Vale do Araguaia, além de propostas para ampliar a capacidade de armazenagem da produção agrícola. “Solicitamos apoio para estrutura de silos, com foco em armazenar até 18 milhões de toneladas de grãos. Um avanço necessário para sustentarmos nosso ritmo de produção”, afirmou o governador.
No mesmo dia, a comitiva seguiu para Yokohama, onde visitou a startup Tsubame BHB Ammonia, referência internacional no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para a produção de amônia verde — uma alternativa promissora para a fabricação de fertilizantes menos poluentes. Segundo Velomar, a visita teve como foco conhecer inovações que possam ser aplicadas em Catalão e região. “Somos um polo importante no setor de misturadoras de fertilizantes, por isso, entender de perto como essa tecnologia funciona é fundamental para atrair investimentos e modernizar nossa cadeia produtiva”, explicou.
A agenda da comitiva segue nesta quarta-feira (16) com visita à sede da Mitsubishi Motors Corporation (MMC), na cidade de Okazaki. A empresa é conhecida por desenvolver tecnologias que são posteriormente transferidas às suas unidades produtivas em outros países, incluindo o Brasil.