Volume de investimentos em projetos rodoviários ultrapassa receitas e amplia ritmo de serviços no estado
O total de recursos aplicados em obras com dinheiro do Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra) em Goiás em 2025 passou pela arrecadação registrada até o início de dezembro. Esse resultado é atípico e reflete o aumento das intervenções rodoviárias e de logística no estado, com compromissos financeiros que já superam os valores recolhidos no mesmo período.
Crescimento dos investimentos e cenário financeiro
Segundo dados oficiais, os valores destinados à execução de obras com base no Fundeinfra alcançaram um montante superior a R$ 863 milhões até dezembro deste ano. Esse total já excede os cerca de R$ 850 milhões que o fundo arrecadou ao longo de 2025, pela primeira vez desde a criação do mecanismo de financiamento de infraestrutura.
Os recursos aplicados incluem tanto intervenções diretamente coordenadas pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) quanto aquelas executadas por meio de parcerias com empresas contribuintes habilitadas a compensar obrigações fiscais com créditos do fundo. Essas operações ampliam o alcance das obras e aceleram o cronograma de atividades.
Obras concluídas e em andamento
Várias estradas estratégicas têm recebido atenção especial. Cinco trechos rodoviários estão em fase final de trabalho e devem ser concluídos até janeiro. Entre eles estão:
- restauração da GO-184, entre o povoado de Itumirim e o trevo para Cassilândia;
- pavimentação de trechos da GO-154, da GO-219, da GO-050 e da GO-210 em diferentes municípios do interior do estado.
Esses segmentos receberam mais de R$ 625 milhões em investimentos ao longo dos últimos dois anos, reforçando o compromisso com a ampliação da malha viária.
Atualmente, há cerca de 28 obras em execução com recursos do Fundeinfra, distribuídas por várias regiões do estado. As frentes de trabalho incluem pavimentação, restauração e outras melhorias funcionais que visam aumentar a segurança e a eficiência do tráfego rodoviário.
Estratégias para manter ritmo de obras
Além das intervenções já em curso, a Goinfra tem promovido novas licitações para ampliar o número de canteiros de obra no início de 2026. Entre outubro e início de dezembro, foram publicados editais que somam mais de R$ 630 milhões para futuras contratações, mesmo diante de desafios jurídicos que limitaram temporariamente alguns modelos de parceria.
A estratégia da agência é diversificar métodos de contratação para evitar paralisação de projetos, aproveitando diferentes instrumentos legais para contratar serviços de engenharia e construção, sempre com foco em manter o fluxo de obras ativas em todo o estado.
Impactos para a logística e desenvolvimento regional
O uso intensivo dos recursos do Fundeinfra tem impacto direto na logística goiana. A ampliação e recuperação de rodovias favorecem o escoamento da produção agrícola e industrial, especialmente em áreas de forte atividade econômica. A melhoria das conexões viárias também tende a facilitar o acesso a serviços públicos e reduzir custos de transporte para empresas e moradores locais.
Ao mesmo tempo, o fato de os investimentos superarem a arrecadação levanta debates sobre sustentabilidade financeira e gestão de fundos públicos, uma vez que a execução de obras depende tanto da disponibilidade de receitas quanto de mecanismos de financiamento alternativos que possam equilibrar receitas e despesas ao longo do tempo.














